Estudo dos textos "Webfólios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor" e "Webfólios - instrumentos de avaliação autêntica". Com apontamentos sobre quais as contribuições do Webfólio para o processo de aprendizagem, como organizar o webfólio e qual perspectiva de avaliação o Webfólio congrega.
1) Quais as contribuições do webfólio para o processo de aprendizagem para o estudante?
1) Quais as contribuições do webfólio para o processo de aprendizagem para o estudante?
- O estudante transforma-se num
agente efetivo do seu processo de aprendizagem.
- Proporciona a oportunidade de
mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através
de outros meios de avaliação.
- Proporciona algumas destrezas
como: auto-gestão, auto-regulação, aprendizagem contínua e auto-avaliação.
- Podem alterar a mística e a
autoridade dos exames tradicionais e, quando a prova da ‘avaliação autêntica’
das aprendizagens for aceita, poder-se-á ter operado uma das maiores revoluções
no ensino formal.
- Conduzem à melhoria do
exercício da docência, contribuindo para o sucesso das aprendizagens dos
alunos.
2) Como organizar o webfólio?
- Os webfólios devem ser
implementados em todos os seus níveis de maturação, para que consigam tornar
autênticos instrumentos de certificação, avaliação e reflexão.
- A implementação dos webfólios é
complexa e exige um grande salto. Os dados a serem recolhidos, sintetizados e
analisados devem provir dos estudantes, professores, investigadores e
administradores, trabalhando colaborativamente para melhoria dos processos de
ensino e aprendizagem.
- Podem incluir dados
curriculares, trabalhos escolares dos alunos, reflexões produzidas e
avaliações.
- Os conteúdos apresentam
evidências referentes às atitudes dos professores participantes, às relações
interpessoais que estabelecem e a outras competências que contribuem não só
para o sucesso das suas práticas letivas, mas também para o seu desenvolvimento
profissional e pessoal.
- A própria seleção e organização
dos materiais a incluir nos webfólios suscita a reflexão sobre o que se produz
e induz o processo de reflexão sistemática.
- Utiliza-se ferramentas
tecnológicas no desenvolvimento dos webfólios, explorando o potencial e as
capacidades da internet ao serviço do trabalho colaborativo.
3) O webfólio congrega com qual
perspectiva de avaliação?
- Uns apresentam resultados, os
outros acompanham aprendizagens. Mas, enquanto ferramenta pedagógica, o
web/portfólio permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no
produto.
- É um instrumento de avaliação
que proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não
são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação.
- O uso do portfólio traduziu-se
numa mudança das abordagens quantitativas para as qualitativas na avaliação das
aprendizagens.
- Oferecem uma oportunidade para
uma visão alternativa da avaliação.
- O portfólio, enquanto dossiê de
avaliação, serve para avaliar o desenvolvimento de competências do aluno e
estará ao serviço do professor, mas também do alunos, ajudando-o a assumir as
suas aprendizagens.
- Este instrumento tem por
finalidades fundamentais a formação e a avaliação, segundo uma lógica reflexiva
e investigativa da prática docente do sujeito que o constrói.
- O portfólio facilita a
avaliação colaborativa ou compartilhada, bem como o estabelecimento dos
objetivos pessoais, definidos quer individualmente quer por acordo
colaborativo.
- É um instrumento facilitador
dos processos de auto e heteroavaliação, nas funções simultâneas de
estruturação e revelação dos processos de desenvolvimento profissional.
- Na medida em que contribui para
uma reflexão na ação e sobre esta, o webfólio impele o professor a tomar
consciência das suas potencialidades e limitações, o que estrutura a sua
auto-avaliação e ajuda a projetar futuras mudanças.
- Sabendo-se que este instrumento
representa um mecanismo um mecanismo capaz de conseguir contextualizar os
processos de ensino aprendizagem, seria de toda a pertinência, no contexto
atual da avaliação de desempenho da atividade docente, proceder a um estudo que
permitisse patentear a sua capacidade de potenciar/incentivar a auto-avaliação
através dos processos reflexivos em que envolve os professores.
Referência
Moreira, Jacinta Rosa; Ferreira, Maria José. Webfólios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Educação, Formação & Tecnologias. novembro, 2011. 4 (2). p.61-75.
Referência
Moreira, Jacinta Rosa; Ferreira, Maria José. Webfólios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Educação, Formação & Tecnologias. novembro, 2011. 4 (2). p.61-75.
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