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domingo, 15 de novembro de 2015

A utilização do webfólio no processo de ensino aprendizagem

Estudo dos textos "Webfólios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor" e "Webfólios - instrumentos de avaliação autêntica". Com apontamentos sobre quais as contribuições do Webfólio para o processo de aprendizagem, como organizar o webfólio e qual perspectiva de avaliação o Webfólio congrega.

1) Quais as contribuições do webfólio para o processo de aprendizagem para o estudante?

- O estudante transforma-se num agente efetivo do seu processo de aprendizagem.
- Proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação.
- Proporciona algumas destrezas como: auto-gestão, auto-regulação, aprendizagem contínua e auto-avaliação.
- Podem alterar a mística e a autoridade dos exames tradicionais e, quando a prova da ‘avaliação autêntica’ das aprendizagens for aceita, poder-se-á ter operado uma das maiores revoluções no ensino formal.
- Conduzem à melhoria do exercício da docência, contribuindo para o sucesso das aprendizagens dos alunos.
2) Como organizar o webfólio?

- Os webfólios devem ser implementados em todos os seus níveis de maturação, para que consigam tornar autênticos instrumentos de certificação, avaliação e reflexão.
- A implementação dos webfólios é complexa e exige um grande salto. Os dados a serem recolhidos, sintetizados e analisados devem provir dos estudantes, professores, investigadores e administradores, trabalhando colaborativamente para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
- Podem incluir dados curriculares, trabalhos escolares dos alunos, reflexões produzidas e avaliações.
- Os conteúdos apresentam evidências referentes às atitudes dos professores participantes, às relações interpessoais que estabelecem e a outras competências que contribuem não só para o sucesso das suas práticas letivas, mas também para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
- A própria seleção e organização dos materiais a incluir nos webfólios suscita a reflexão sobre o que se produz e induz o processo de reflexão sistemática.
- Utiliza-se ferramentas tecnológicas no desenvolvimento dos webfólios, explorando o potencial e as capacidades da internet ao serviço do trabalho colaborativo.


3) O webfólio congrega com qual perspectiva de avaliação?

- Uns apresentam resultados, os outros acompanham aprendizagens. Mas, enquanto ferramenta pedagógica, o web/portfólio permite sempre a avaliação do processo, mesmo quando se centra no produto.
- É um instrumento de avaliação que proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação.
- O uso do portfólio traduziu-se numa mudança das abordagens quantitativas para as qualitativas na avaliação das aprendizagens.
- Oferecem uma oportunidade para uma visão alternativa da avaliação.
- O portfólio, enquanto dossiê de avaliação, serve para avaliar o desenvolvimento de competências do aluno e estará ao serviço do professor, mas também do alunos, ajudando-o a assumir as suas aprendizagens.
- Este instrumento tem por finalidades fundamentais a formação e a avaliação, segundo uma lógica reflexiva e investigativa da prática docente do sujeito que o constrói.
- O portfólio facilita a avaliação colaborativa ou compartilhada, bem como o estabelecimento dos objetivos pessoais, definidos quer individualmente quer por acordo colaborativo.
- É um instrumento facilitador dos processos de auto e heteroavaliação, nas funções simultâneas de estruturação e revelação dos processos de desenvolvimento profissional.
- Na medida em que contribui para uma reflexão na ação e sobre esta, o webfólio impele o professor a tomar consciência das suas potencialidades e limitações, o que estrutura a sua auto-avaliação e ajuda a projetar futuras mudanças.

- Sabendo-se que este instrumento representa um mecanismo um mecanismo capaz de conseguir contextualizar os processos de ensino aprendizagem, seria de toda a pertinência, no contexto atual da avaliação de desempenho da atividade docente, proceder a um estudo que permitisse patentear a sua capacidade de potenciar/incentivar a auto-avaliação através dos processos reflexivos em que envolve os professores.

Referência

Moreira, Jacinta Rosa; Ferreira, Maria José. Webfólios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Educação, Formação & Tecnologias. novembro, 2011. 4 (2). p.61-75.

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