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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Questionário do texto situando o portfólio

Abaixo temos um questionário que foi respondido a partir do texto Situando o portfólio de VILLAS BOAS (2004).


1. O que é um portfólio?

É um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa. É uma “pasta de cartão usada para guardar papéis, desenhos, estampas etc.” O significado de portfólio é oferece um conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio.


2. Outras formas de denominar o portfólio?

Porta-fólio e portfolio

3. De onde se originou o uso do portfólio em educação?

Pelo portfólio ser uma rica fonte de informação que permite aos críticos e aos próprios artistas iniciantes compreender o processo em desenvolvimento e oferecer sugestões que encorajam sua continuidade. Com isso seu uso na escola significa assumir o entendimento de que o trabalho do aluno e o do professor não merece menos do que isso.


4. Diferença entre portfólio de arquivo de trabalhos?

Um arquivo e um portfólio não são a mesma coisa, embora ambos contenham peças de trabalho de alunos. Um arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o portfólio é uma seleção refinada de trabalhos do aluno. Um portfólio não é apena um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos.

5. Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio.

O portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu processo. Eles são, portanto, participantes ativos da avaliação, selecionado as melhores amostras de seu trabalho para incluir no portfólio.

6. Cite os cinco elementos que o trabalho como portfólio oferece.

  • Beneficia qualquer tipo de aluno: o desinibido, o tímido, o mais e menos esforçado, o que gosta de trabalha em grupo e o que não gosta;
  • Os alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender;
  • As atividades escolares levam em conta as experiências vívidas pelo aluno fora da escola;
  • O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence: portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução;
  • Motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades, as quais podem ser apreciadas por várias pessoas.

7. Quais os principais norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.

  • Construção: Possibilite ao aluno realizar suas próprias escolhas e a tomar decisão. Essa construção assume diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do curso, da atividade a ser desenvolvida e do tempo disponível. No caso do professor, a análise do referencial teórico sobre avaliação formativa e sobre portfólio é fundamental.
  • Reflexão: O aluno decide o que incluir, como incluir e, ao mesmo tempo, analisa suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário.
  • Criatividade: O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas deferentes de aprender. É importante que se valorizem as iniciativas dos alunos para que eles busquem novas ideias e não a repetição e a reprodução.
  • Autoavaliação: o processo pelo qual o próprio aluno analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento e registra suas percepções e seus sentimentos. Essa análise leva em conta o que ele já aprendeu o que ainda não aprendeu, os aspectos facilitadores e os dificultadores do seu trabalho, tomando como referência os objetivos da aprendizagem e os critérios de avaliação.
  • Parceria: Esse processo lhes possibilita aprender a tomar decisões sobre sua própria aprendizagem e a estabelecer objetivos para o futuro.
  • Autonomia: A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que não precisa ficar sempre aguardando orientação do professor, que o aluno perceba que pode tomar iniciativas.

8. Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
  • Promover nova perspectiva de aprendizagem;
  • É um processo;
  • Incorpora análise do desenvolvimento da aprendizagem;
  • Requer auto avaliação;
  • Encoraja a seleção e a reflexão do aluno sobre o seu trabalho;
  • Considera os professores como facilitadores da aprendizagem.

9. O trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?

Não é necessário que todos os professores de uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre aprendizagem e avaliação.

10. Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?

Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos requisitos necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O processo poder ter início com os alunos analisando as características de uma produção considerada adequada. Naturalmente, isso será feito levando em conta o nível de desenvolvimento dos alunos.


11. Quais os componentes de um portfólio?

Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formuladas com sua participação.


12. O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?

Essa inserção é questionável. Ela poderia fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua. Alguns professores poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos alunos refletem suas capacidades. Caso seja incluída alguma produção selecionada pelo professor, ela deve vir com adendo “escolhida pelo professor”, de forma bem visível.


13. Quais alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?

Cumpre os propósitos gerais, cumpre o proposito especifico, apresenta análise do material incluído, contém propostas/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação, apresenta textos escritos com correção, inclui reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresenta organização que facilita a sua compreensão, foi construído ao longo do semestre, apresenta síntese conclusiva e apresenta avaliação do trabalho.

14. Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólio nos cursos superiores?

É a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos. Uma dificuldade decorrente da segunda é a tendência que os alunos têm de dar ao portfólio o formato de coletânea e relatos, sem reflexão.


15. Trabalhar com o portfólio significar assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?

O portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam textos e se fazem registros das aulas. O portfólio pode ser considerado mais um dos modismos em educação e consequentemente, seu uso pode ser corrompido. O portfólio ser entendido como um simples “instrumento” e não como um “procedimento” de avaliação. Professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem que terão mais trabalho do que antes.

Referência

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

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