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domingo, 15 de novembro de 2015

Anotações sobre o Seminário – Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo

Anotações sobre o Seminário apresentado na disciplina Avaliação de Aprendizagem do curso de Ciência da Computação da UFPB, tendo como tema Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo.


A avaliação tem um modelo liberal conservador.
A pedagogia tradicional tem como característica a transmissão de conhecimento.
A pedagogia tecnicista tem como característica os resultados, e é centrado no ensino das técnicas.
A pedagogia renovada reconhece autonomia e liberdade, valoriza a criatividade, o sujeito é ativo e com espírito investigativo.
Outros modelos: Pedagogia Libertadora, pedagogia Libertária e Pedagogia dos Conteúdos Socioculturais.
Pedagogia Libertária: fortalecer o sujeito, relações humanas.
Modelo liberal conservador: autoritário, disciplinador.
Avaliação com papel disciplinador: uso do poder pelo professor, avaliação classificatória, manifestações constantes de autoritarismo.
Exemplos de autoritarismo: pegadinhas nos testes, imposição do medo, dados relevantes dependentes do humor do professor, mudança de critérios a partir de interesses próprios.
Avaliação escolar e conseqüências: perda do significado constitutivo, exacerbação da autoridade, opressão do educando.
Como ultrapassar o autoritarismo? Romper com o modelo de sociedade e pedagogia atual, mudança na teoria e na prática, preocupação com a transformação social, resgate da função diagnóstica da avaliação.

Modo prático de uma avaliação diagnóstica: verificação da aprendizagem a partir do mínimo necessário, capacitação para ser um possível governante.

Referência

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação Educacional escolar: para além do autoritarismo. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22.Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 75-93.

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