Anotações sobre o Seminário apresentado na disciplina Avaliação de Aprendizagem do curso de Ciência da Computação da UFPB, tendo como tema Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude.
Erro com o uso do castigo.
Com o passar do tempo o castigo foi perdendo o caráter de
agressão física. Antes era usada a palmatória como castigo, em alguns lugares.
Além do castigo físico, existe também o castigo moral, onde
o aluno é exposto a situações de vergonha para o aluno.
Existe também a ameaça do castigo, para causar o medo nos
alunos.
O erro é visto como um desvio do resultado padrão.
A avaliação deveria ser usada como um suporte para o aluno.
A avaliação deixou de ser usada como instrumento de apoio e
passou a ser usada como instrumento de ameaça.
Referência
LUCKESI, Cipriano carlos. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.189-200.
Referência
LUCKESI, Cipriano carlos. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.189-200.
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