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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Questionário do texto Situando a avaliação

Abaixo temos um questionário que foi respondido a partir do texto Situando a avaliação de VILLAS BOAS (2004).

1. Relacione a avaliação e o nosso cotidiano.

A avaliação acontece a todo o momento e em várias atividades da nossa vida, nós praticamos avaliação quando estamos na fila do banco ou do supermercado: para alguns, o atendimento é rápido e para outros, pode ser percebido como lento também praticamos avaliação quando estamos fazendo compras em uma feira ao analisamos os preços, comparamos, pechinchamos e decidimos pela compra de um ou do outro produto.

2. Relacione a avaliação na escola.

Mesmo antes de uma criança chegar à escola, no momento da sua matrícula, a avaliação pode começa não a avaliação por meio de prova, mas por meio das informações que mostram quem é a criança como onde mora com quem mora etc. E posteriormente a avaliação por meio de provas, exercícios e atividades quase sempre escritas, como produção de textos onde é dada uma nota ao aluno.

3. O que é avaliação formal? Cite exemplos.

É a avaliação feita por meio de provas, exercícios e atividades que quase sempre são escritas, como produção de textos, relatórios, pesquisas, resolução de questões matemáticas, questionários etc. E esse tipo de avaliação costuma receber uma nota, conceito ou menção. 

4. O que é avaliação informal? Cite exemplos.

É aquela que se dá pela interação de alunos com professores, com os demais profissionais que atuam na escola e até mesmo com os próprios alunos, em todos os momentos e espaços do trabalho escolar. Quando um aluno mostra ao professor como está realizando uma tarefa, ou quando lhe pede ajuda, a interação que ocorre nesse momento é uma prática avaliativa, isto é, o professor tem a oportunidade de acompanhar o que o aluno já aprendeu e o que ele ainda não aprendeu.

5. Benefícios da avaliação informal.

A avaliação informal dá grande flexibilidade de julgamento ao professor. Um argumento ao seu favor é que ela acontece em ambiente natural e revela situações nem sempre previstas, o que pode ser altamente positivo onde o professor procurara usar todas as informações advindas da informalidade apara cruzá-las com os resultados da avaliação formal e, assim, compor sua compreensão sobre o desenvolvimento de cada aluno.

6. Prejuízos que a avaliação informal pode causar.

É preciso ter cautela com avaliação informal: ela é uma faca de dois gumes podendo servir a propósitos positivos e negativos, dependendo da forma de interação do professor com o aluno, pois, as ações do professor podem agir positivamente como negativamente.

7. Para que serve à avaliação?

A avaliação existe para que se conheça o que o aluno já aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, para que se providenciem os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos.

8. Avalia-se o que?

Não se avalia para atribuir nota, conceito ou menção. Avalia-se para promover a aprendizagem do aluno. Avalia-se, também para saber como foi desenvolvido o trabalho pedagógico de toda a escola e o da sala de aula. Avalia-se as atividades organizadas pela escola como conselhos de classe, reuniões com pais, reuniões com professores. Avalia-se a atuação dos professores e a dos demais profissionais da educação que trabalham na escola. Todos são avaliados e todos avaliam.

9. Características da avaliação formativa.
  • É conduzida pelo professor;
  • Destina-se a promover a aprendizagem;
  • Leva em conta o processo individual, o esforço nele colocado e outros aspectos não especificados no currículo; em outras palavras, não é inteiramente baseada em critérios;
  • Na avaliação formativa, capacidade e ideias que, na avaliação somativa, poderiam ser classificadas como “erros” fornecem informações diagnósticas;
  • Os alunos exercem papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem; eles progredirão se compreenderem suas possibilidades e fragilidades e se souberem como se relacionar com elas.

10. Quais os dois paradigmas apresentados pela autora no texto sobre avaliação?

A avaliação formativa e a avaliação tradicional ou somativa.

11. O que a autora menciona sobre a prova?

Uma prática da avaliação tradicional, que visa à aprovação e à reprovação, à atribuição de notas, e que se vale quase que exclusivamente da prova.

12. O que é necessário para que os professores modifiquem suas práticas?

O envolvimento dos alunos no registro dos resultados lhes dá a oportunidade de acompanhar sue desempenho por meio da auto avaliação contínua. Uma das maneiras de conseguir isso é a construção de portfólios que contenham evidências do seu progresso e reflexões sobre o andamento do seu trabalho.

13. Qual a importância do feedback?

O aluno necessita mais do que as notas ele precisar conhecer o que o professor espera dele em termos de níveis de desempenho, objetivos ou evidências de aprendizagem para que ele mesmo possa comparar o que já aprendeu com o que ainda lhe falta aprender e engajar-se no processo apropriado para tanto o feedback do professor é fundamental para lhe aponta o que fazer para avança; notas ou menções não cumprem esse propósito.

Referência

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

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