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domingo, 15 de novembro de 2015

Minha experiência com a avaliação no meu percurso escolar

Abaixo compartilho algumas das minhas experiências que tive durante o meu percurso escolar, foram tanto experiências boas como ruins, mas que foram marcantes para mim.


A minha primeira experiência escolar foi muito boa, pois foi na alfabetização e era um universo diferente para mim. Lá eu só aprendi com a professora a ler e escrever e não tinha provas, mas apenas a verificação se o aluno aprendeu o necessário para ir para a próxima série.
Já da primeira série em diante começaram a aparecer as provas e trabalhos como instrumentos para avaliar os alunos, o professor explicava o conteúdo e ao final realizava uma prova ou passava um trabalho para verificar realmente se o aluno decorou tudo que ele tinha passado.
Na educação básica por que passei, o instrumento de avaliação utilizado era exclusivamente a prova, apenas quando cheguei na educação fundamental é que os professores começaram a passar trabalhos como forma de avaliação.

Na minha primeira série foi a primeira em que foi utilizada a prova como instrumento de avaliação, dá um certo receio para nós alunos, pois é o nosso primeiro contato com este instrumento que nos persegue por toda a nossa vida de estudante. Já na minha segunda série as minhas notas foram melhores, pois eu já estava mais acostumado às provas e sabia como ela funcionava.
Um tipo de instrumento de avaliação que tive a experiência de passar somente uma vez foi a prova oral, quando a professora de português passou uma prova oral sobre conjugação verbal, onde ela dizia o verbo e nós alunos íamos falando a conjugação verbal. Foi um momento em que eu tive medo, pois foi a primeira vez que fiz uma prova daquele tipo e isso foi já no ensino fundamental.
Um fato curioso foi quando uma professora passou uma atividade que era para fazer em dupla, só que cada aluno ficava com uma folha (a folha era a mesma para os dois alunos), então o outro aluno foi copiando a minha resposta que chegou até a copiar o meu nome sem perceber, só depois que eu percebi e avisei a ele.
A prova sempre foi o instrumento de avaliação preferido dos meus professores, e os alunos estavam acostumados ao final de cada conteúdo o professor passar umas questões para os alunos responderem e assim poderem estudar para a prova, mas uma certa professora, talvez já sabendo deste detalhe, ela não passou as perguntas, apenas passou o conteúdo em forma de texto, o resultado, todos os alunos da classe tiraram nota baixa e ficaram de recuperação na disciplina dela.
Outro ponto que eu notei foi que os professores iam passando os conteúdos no ritmo dos alunos e dificilmente chegavam a dar todo o conteúdo que estava previsto para o ano letivo. Mas, teve um professor substituto no meu segundo ano de ensino médio que veio de uma escola particular e que queria dar todo o conteúdo, o resultado foi muitas notas baixas devido os alunos não conseguirem acompanhar o ritmo do professor.
Mais um ponto que eu percebo que influenciou na aprendizagem dos alunos até o ensino médio e que consequentemente teve influência nas notas dos alunos é que os professores usavam poucos recursos para facilitar o aprendizado, usavam quase que exclusivamente o quadro e giz como recursos, o que deixava, no meu entender, uma aula mais “pobre”.
Como eu moro em uma cidade pequena e sem universidade, então a maioria dos estudantes apenas estudam até terminar o ensino médio. Nas séries finais do ensino médio, eu percebia que os colegas de sala queriam “terminar” os estudos o quanto antes e não tinham mais paciência para estudar para as provas. Quando iam fazer as provas eles iam filar pelos que sabiam mais do assunto e os professores percebendo isto nem se importavam se os alunos estavam filando ou não, os professores apenas queriam aprovar todo mundo.
Quando chego na universidade, aumentam-se os meios de avaliar o aluno, um deles especialmente me dá mais aflição, que é o seminário, pois é um instrumento de avaliação que eu não tinha passado durante a minha vida estudantil, então eu cheguei aqui despreparado para a realização deste tipo de atividade, mas aos poucos eu vou me acostumando com esse “novo” meio de avaliação.
Outro meio de avaliação que eu tive a minha primeira experiência dentro da universidade foi o trabalho de pesquisa, que na minha escolar antes de chegar na universidade eu não tinha ouvido nem falar.
Nos meus ensinos anteriores à universidade os professores apenas queriam passar o aluno de uma série para outra, não se importando se o aluno realmente está aprendendo os assuntos que estão sendo passados ou não.
Aqui na universidade o que percebo é que tem alguns professores assim e que fazem pior, pois ficam tocando o terror e tentando amedrontar os estudantes.
Tem professor que já fala na primeira avaliação que espera que os alunos desistam, pois o professor quer ver a sala com pouca gente, outros falam que na disciplina dele só passas três ou quatro, e muitos outros casos que demonstram que alguns professores não se importam com o aprendizado de todos os alunos.
Mas por outro lado, também tem muitos professores que realmente querem ver os alunos aprendendo o seu conteúdo, pois além de variar os seus instrumentos de avaliação, eles elaboram as provas de uma maneira que todos os alunos conseguem responder direito.
Portanto, a conclusão que chego sobre os tipos de avaliação usados na minha vida escolar é que a imensa maioria usa as provas mesmo como instrumento de avaliação e no máximo um trabalho pesquisado, somente quando se chega na universidade é que vai se ampliando as formas de se avaliar o aluno.

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